quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

UM NOVO RECOMEÇO…

Mais um ano que vai findar, meia aos tropeções… lá chego eu ao fim com ele!
Tropeções neste 2012 foram muitos…trabalhos, desilusões, lágrimas e sorrisos, uma variedade imensa para eu não me enfastiar do dia a dia…
A filha desempregada e a minha aflição ao vê-la partir em busca de novos rumos que lhe desse a oportunidade de uma vida condigna.
Lágrimas de saudade e dor engolidas e escondidas em sorrisos, para que a força a ela não faltasse na hora do deixar tudo para trás…
Mas Setembro chegou e eu lá rumei para a Suíça ao seu encontro. Um aniversário diferente numa viagem com inúmeras peripécias que eu alegremente superei, pois era a primeira vez que me aventurava sozinha a sair do País.
Na bagagem de ida levava a certeza do meu também desemprego no final do mês… um “presente envenenado” que foi oferecido nas vésperas dos meus 61 anos. Mas nada disso ensombrou os dias bonitos que passei com a filha e o genro, de nada serve “chorar sobre o leite derramado” e foi isso que eu fiz!
No regresso, trouxe a certeza do seu também rápido regresso a Portugal e a desilusão dos muitos kms percorridos infrutiferamente na busca de trabalho, sem nada encontrarem.
Passado pouco tempo, a minha casa virou um alegre acampamento de malas de viagem e durante 3 meses eu ouvi de novo diariamente as gargalhadas da filha e comi os petiscos deliciosos do genro (que me fizeram alegremente engordar quase 3 kilitos).
Tão diferentes os dois, mas numa cumplicidade ora terna, ora aguerrida, que sempre me fazia sorrir.
Mas a vida segue o seu rumo… embora a minha tenha levado uma reviravolta inesperada, - nesta altura eu também faça parte das estatísticas dos quase 17% de desempregados deste País -, e a casa tenha voltado ao seu habitual silêncio…eu não deixei de Sorrir!
Sem eu nada pedir, no “céu” desenhou-se um arco-iris por onde eu passo a passo vou caminhando e onde lentamente cada uma das suas cores me vai abraçando numa cumplicidade secretamente doce…
2013 vai entrar com dificuldades acrescidas para mim e para milhares de portugueses, mas eu espero continuar a fazer da minha vida uma palete de cores….As cores do
ARCOIRIS

Depois da chuva passar
Lentamente
A vida vai-se aquietando
A serenidade envolve-me.
Na ostra batida pela fúria do mar
Vai nascendo
A pequena pérola
Sinal evidente
Que doces momentos
De amargo beber
Vão sarando
Como a natureza impõe!
Pinto
Nas minhas brancas paredes
O início de um arcoiris.
A vida…
Sempre me trocou as voltas
Mas um dia…
Num entrelaçar de dedos
E leve como uma suave brisa
Os sonhos guardados
Vão-se realizando
E
No topo da montanha
Gritarei à Vida
Não desisti de mim
Hoje
Mais do que nunca
Tenho por quem, viver!

E com esta mistura de prosa/verso…(mais parece uma tosta mista…) envio a todos os que tiveram a gentileza de por aqui passar, um imenso obrigada e o desejo que  2013,  pelo menos saúde e Paz vos traga porque que em relação a euros nem vale a pena falar…

UM BEIJO E ATÉ PARA O ANO!



3 comentários:

  1. Obrigada pelos votos. Que consiga passar por todas as cores do seu arcoíris e que em cada uma retire tudo o que necessita para ser feliz. Tudo de bom para si e família e que 2013 consiga tornar-se mais sereno e menos penalizador que o previsto. Precisamos seguir em frente da melhor maneira que for possível, mas o mais importante é que tenhamos saúde para tentarmos por tudo a realização das nossas esperanças.
    Um beijinho e Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Do alegre vermelho à tristeza do violeta, se compõe o arco iris da vida. Pelo meio ficam o verde da esperança e o amarelo da luminosidade, as outras "cores" não são mais que a mistura disto tudo. Viver é o destino, viver deve ser sempre o objectivo, umas vezes mais verde, outras mais em cor de assim-assim, que deve ser a cor do possível.
    Com esta meia dúzia de linhas de "filosofia" de feira, agradeço os votos de Bom Ano Novo, que retribuo, pego numa das flûtes e...tchim tchim, bebamos à nossa saúde.
    Bom 2013 e um beijo com sabor a champanhe!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada amiguinha :)
    e mais um ano nos avizinha...

    Beijinhos

    ResponderEliminar