quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA DO 25 DE DEZEMBRO…

Este ano deu-me para ir pesquisar a data de 25 de Dezembro, podia-me dar para pior, mas estou falha de imaginação…
O 25 de Dezembro era uma data pagã conhecida por “Férias de Inverno” em homenagem a Saturno o deus da agricultura.
Um decreto do Papa Júlio I no ano 350 dc determinou a substituição da veneração do deus sol pela data em que “supostamente” teria nascido Jesus, "pois ninguém sabe ao certo a data do seu nascimento", pela comemoração do do nascimento de Jesus, aparecendo assim o dia de Natal... comemoramos pois um Decreto imposto pela Igreja... , assim como pouco se sabe sobre o Papa Júlio I, apenas que era romano, nasceu no ano 300 dc, foi eleito em 6 de Fevereiro de 337 e terminou o seu pontificado em 12 de Abril de 352.

O Natal, já me disse muito, certamente porque havia crianças à minha volta e a magia do desembrulhar das prendas e o brilhos dos seus olhos colmatavam o vazio que durante muitos anos senti…

Hoje é uma data, é esta poderia ser outra qualquer, em que o nascimento de Jesus pouco ou nada diz à maior parte das pessoas. ELE foi substituído há muito pelo Pai Natal da sociedade de consumo, onde o saco cheio dos que continuam a ter poder de compra (e muitos que não o têm endividam-se até as orelhas com os cartões de crédito…) contrasta com a fome de muitas famílias!

Se Natal é Amor…deveria ser Natal 365 por ano e não em data assinalada pelo calendário.

Sem comentários:

Enviar um comentário